LIXO ELETRÔNICO - escrito pelo aluno Tharcis Ribeiro de Oliveira do 1ºA - Ensino Médio

 



O QUE PODE SER CONSIDERADO LIXO ELETRÔNICO?*
Em nosso dia a dia, possuímos vários equipamentos que se tornarão futuramente um lixo eletrônico, em casa, por exemplo: batedeiras,
aquecedores, ventiladores e circuladores de ar, cafeteiras, espremedor de frutas e vários eletrodomésticos de pequeno porte.
Na área da informática podemos considerar os seguintes itens: computadores, Notebooks, Netbooks, HDs, Estabilizadores, Fax, Impressoras, Monitores entre outros; Televisores de diversos formatos e padrões sejam eles LCD, LED, Plasma, CRT (televisão antiga) e etc.
Na parte dos portáteis, temos aparelhos portáteis como tablets, smartphones, celulares, MP3 players entre outros.


*A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DO LIXO ELETRÔNICO* 

É comum no Brasil, que as pessoas descartem incorretamente o lixo eletrônico acumulado ao longo do tempo, quando feita de forma incorreta, esse material pode prejudicar o meio ambiente, os computadores por exemplo, possuem diversos materiais que quando são depositados de modo irregular, liberam partículas que podem contaminar o solo.
Outro perigo, são os televisores e monitores antigos, também conhecidos como CRT (Tubo de Raios Catódicos), contém substâncias tóxicas, prejudiciais à saúde de todos.
Temos que nos conscientizar que todo o lixo tem um destino correto e com o eletrônico não é diferente, jamais jogue um desses aparelhos no lixo comum, pois trará diversos problemas para o meio ambiente e como já foi dito para a saúde também.


*E COMO PODEMOS SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA?*
Podemos acabar com esse problema, descartando esse tipo de lixo em lugares corretos.
Procure em sua cidade pontos de recolhimento do lixo eletrônico, geralmente os sites das prefeituras disponibilizam essa informação.
Devemos ressaltar que o descarte desse tipo de lixo, no lixo comum, é incoerente pois, ocasionará poluição, que retornará ao homem, o que acabará nos prejudicando.
Uma sociedade consciente, colabora com o meio ambiente.

*CURIOSIDADES*
 *×* Em 2014, segundo estimativas, o Brasil descartou 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. 
 *×* Segundo um estudo da ONU (Organização das nações Unidas), 60% a 90% dos resíduos eletrônicos de todo o mundo são comercializados ilegalmente ou jogados de forma inadequada no lixo, ocasionando graves problemas no meio ambiente e também problemas sanitários. 
 *×* Em 2017, as estimativas são de que o lixo eletrônico chegará a 48 milhões de toneladas, em todo o mundo. 
 *×* Em média, cada brasileiro descarta 0,5 kg de lixo eletrônico por ano.



http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/destino-do-lixo-eletronico-vira-um-desafio-planetario.html



2 comentários:

  1. Informação e conscientização é imprescindível para preservação do meio ambiente. Parabéns pela abordagem deste assunto no blog!

    ResponderExcluir